sábado, 21 de maio de 2011

Modos Gregos

Muito se diz dos modos gregos, que isso e que aquilo, mas o certo que é difícil de entender a primeira vista. Na verdade eles funcionam, basicamente, da seguinte forma: uma escala qualquer, - vamos ter como exemplo a de dó, por não ter sustenidos nem bemóis -  possue normalmente 7 notas (existem escalas com mais ou com menos notas) distribuídas em sequência. Assim:


C  D  E  F  G  A  B  


Por enquanto apenas acredite que esta é a escala de dó, e em outra oportunidade entraremos no estudo do porque esta é a escala de dó.
Distribuída a escala em questão vamos pegar cada nota e chamar de grau dando um número a cada uma delas. Assim:

          C  D   E    F   G   A    B     C
           I   II  III   IV  V  VI  VII VIII

Assim cada nota da escala é representada por um grau que lhe é atribuído de acordo com a senquência em que surge dentro da escala tendo como ponto de partida a primeira nota da escala - a tônica.
Agora que já associamos cada nota da escala a um grau, vamos dar nomes a cada um destes. Assim:


C = I = Jônio
D = II = Dórico
E = III = Frígio
F = IV = Lídio
G = V = Mixolídio
A = VI = Eólio
B = VII = Lócrio

Agora que demos nomes a cada grau basta saber que toda vez que começamos uma escala por qualquer um de seus graus estaremos estaremos também começando por um dos seus modos gregos.


No fim, nesta primeira análise, precisamos entender que os modos gregos são inversões de uma mesma escala.


Claro que modos gregos não é só isso. Aqui nem falamos de aplicação. Estamos apenas começando a dar uma olhada no assunto

Agora pra gente sair desse mundo teórico, vamos ver o que ensina Gustavo Guerra.
Gustavo Guerra é um dos melhores guitarristas do Brasil. Gosto muito de suas vídeo aulas, elas são simples e objetivas, tudo o que precisamos no início de nossa carreira musical. E antes que vc estranhe por serem aulas de guitarra, não se preocupe, muito do que se faz no violão se aplica a guitarra e vice versa.
 Então pra quem quer começar improvisar vale dar uma olhada, é muito bom!!!


Nenhum comentário: