segunda-feira, 28 de março de 2011

Porque razão é a música tão importante?

Uma das melhores coisas para ajudar a relaxar é a música. Mas não pense você que ela é somente para diversão; pode ser uma importante aliada na educação do seu filho. A música é capaz de desenvolver áreas do cérebro e as habilidades que toda criança precisa para se tornar um adulto bem sucedido. Além de tudo isso, seu filho ainda aprende a ter paciência, autodisciplina e desenvolve uma parte importante da coordenação motora, memória e persistência. São vários fatores benéficos que só a aprendizagem da música proporciona.


Há ainda o fator de ele aprender a trabalhar em equipe, se fizer parte de uma orquestra; já que todos os participantes precisam estar em harmonia. O ideal é que você trabalhe a música com ele desde pequeno para que o aprendizado seja mais fácil e ele tenha a opção de aperfeiçoar mais áreas do cérebro.

Não é preciso que seu filho nasça com o dom da música, basta que ele se interesse por algum instrumento e queira aprender. Mais do que fazer com que ele seja um músico profissional é deixar que ele se divirta nessa nova descoberta.
Se ele ainda está em dúvida ou não se interessa por nenhum instrumento em particular, deixe-o experimentar todos; assim ele vai assimilando cada um deles e pode então ver qual se identifica mais com ele.

Um estudo realizado com crianças na faixa dos seis anos que tinham aulas de música na escola mostrou que houve um aumento do cérebro nas regiões motoras e auditivas.

Além de todos esses benefícios, a criança que tem aulas de música ou que faz parte de algum modo do mundo musical tem uma estrutura emocional e psicológica mais desenvolvida que pode fornecer bases sólidas para ter uma vida mais saudável.

Elas começam a se sentir melhores, mais estimuladas e isso vai refletir em toda a vida deles, na sua e na da família; ficaram mais dispostos, interessados e começam até mesmo a se sair melhor na escola e na vida.

Reforçando...


Porque razão é a música tão importante?
Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música. Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos e filhas uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo.


Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.


O estudo da música também valoriza o trabalho em equipa. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objectivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto.


A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contacto com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.


A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre frequentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde. A assunção de riscos é essencial para que uma criança desenvolva todo o seu potencial.


O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas actividades intelectuais sob a forma de estudo efectivo e hábitos de trabalho. Uma associação entre a música e a matemática de há muito é notada. Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros.


A sua filha ou filho vai aprender a gostar de ouvir música, adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física, adquirir comportamentos e autoconfiança. As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente, aumentar a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correcta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Encontrado em http:
//www.escola-musica.com/beneficios-da-musica.html  e  http://www.bigmae.com/porque-aprender-musica/

Nenhum comentário: