sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mudando de tom sem saber nada de teoria!!!

Olá pessoal, paz do Senhor a todos!!!


Hoje vamos aprender como mudar o tom de uma música sem entender nada ou quase nada de teoria, isso mesmo, sem entender nada ou quase nada de teoria!!! Se fosse há uns dez anos isso seria mais complicado, mais hoje com internet ao acesso de quase todos é muito mais fácil.

O que precisamos saber é o seguinte:

  • o que chamam de tom, quando queremos mudar a tonalidade de uma canção, é a mesma coisa que campo harmônico, ou seja, um conjunto de acordes que andam em harmonia, juntos, de forma que quando os ouvimos em sequência eles são muito agradáveis. São como uma família, onde quem da nome a ela, é a pessoa mais importante, e é mais importante porque todos os acordes que forma esta família/campo harmônico querem e precisam andar ao seu lado, direta ou indiretamente. Assim quando se diz que o tom é Fá maior é por conta desse papel que ele exerce para com os acordes que caminham com ele.
  • em qualquer site de cifras no início da canção eles colocam a tonalidade da música - e, por enquanto, sem entender nada ou quase nada de teoria, só dá pra mudar o tom se o site informar no início da cifra qual é o tom original. Na verdade da pra fazer a mudança sem esta informação, porem como não sabemos nada de teoria, vamos sair de um tom que não sabemos qual é, indo para outro sabendo menos ainda onde fomos parar. Portanto é fundamental que você saiba o tom original, e saiba para qual tom pretende ir.
  • como disse, no próprio site de cifras encontramos qual a tonalidade, e eles também disponibilizam ferramentas que com alguns cliques mudam o tom da música sem maiores dificuldades. Em alguns basta clicar onde tem tom, [http://www.cifras.com.br/cifra/heloisa-rosa/vaidade este aqui é um exemplo] e dai vai surgir um menu com todas as notas musicais que representam, cada um, a sua tonalidade, aqui é fácil, basta escolher o novo tom. Porém alguns sites não são tão mastigadinhos assim, [http://www.cifraclub.com.br/heloisa-rosa/vaidade este aqui é um exemplo] a ferramenta deles oferecem + 1/2 tom ou - 1/2 tom, e aqui mora o problema. E se você não souber andar de meio em meio tom? calma, não se preocupe, é só ir clicando ou pra + ou pra menos e ir olhando a cada vez que a página é atualizada se o tom, lá no início, geralmente antes mesmo dos acordes da introdução, está onde você queria que estivesse. Ponto, agora é só felicidade.. rsrsr..
Só pra trazer um pouco de luz. Mudamos a tonalidade normalmente pra facilitar para quem canta, pois tem músicas que machucam a garganta, ou são muito altas e tem que se cantar gritando, ou o oposto, são baixas de mais e o som da voz quase não sai, mais parece o som da descarga dum caminhão. Ou então mudamos de tom por ter mais afinidade com um determinado campo harmônico do que com outro, o que facilita na hora de tocar.

Mas atenção, o estudo de teoria é fundamental pra qualquer músico, mesmo pra quem toca de quando em quando, sem maiores pretensões. Por isso busque saber mais, isso vai fazer você tocar com conhecimento de causa e não apenas como um papagaio que faz apenas o que viu os outros fazerem.

Nenhum comentário: